Em comum as Candeias ou Candlemas I

Esta tem o sobrenome Candeias


Nossa Senhora dos Navegantes é um título dado a Mãe de Jesus, Maria.
A fé e a designação Nossa Senhora dos Navegantes, tem início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam. A primeira estátua foi trazida de Portugal junto com os navegadores.
Nossa Senhora dos Navegantes é também conhecida pelo nome de Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Boa Viagem e Nossa Senhora da Esperança.
As comemorações dão-se do dia primeiro para dois de fevereiro.
Em Pelotas (cidade do Estado do Rio Grande do Sul), antes do encerramento da festividade católica, acontece um dos momentos mais marcantes da festa de Nossa Senhora dos Navegantes quando a imagem da Santa vai até o porto da cidade, em romaria.
A fé em Nossa Senhora dos Navegantes chegou ao Brasil através dos navegadores portugueses e espanhois. Em Porto Alegre capital do Estado do Rio Grande do Sul), cidade de colonização açoriana, Nossa Senhora dos Navegantes foi declarada padroeira da cidade. Todos os anos é realizada em Porto Alegre uma procissão fluvial no Rio Guaiba.
Na festa de 2008 em Porto Alegre à procissão em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes reuniu mais de 100 mil pessoas