terça-feira, 6 de outubro de 2009

O Significado dos Signos Astrológicos

Áries, é o carneiro de lã de ouro (tosão de ouro) imolado a Júpiter e transportado ao firmamento.

Touro, é a forma do animal que Júpiter toma para raptar a Europa, ou, segundo alguns, foi Io que Júpiter arrebatou ao céu depois de have-la metamorfoseado em novilha.

Gêmeos representam naturalmente Castor e Polux.

Câncer
(caranguejo) foi o animal que Juno enviou contra Hércules, quando este combateu a hidra de Lerna e pelo qual foi mordido no pé; Hércules porem matou-o., e Juno o colocou entre os signos.

Leão, representa o leão da floresta de Nemeia, estrangulado por Hércules.

Virgem, segundo alguns é Erígona, filha de Icario, modelo de piedade filial; segundo outros, é Astréia, ou a Justiça, filha de Temis e de Júpiter. Ela desceu do céu durante a idade de ouro, mas os crimes dos homens, tendo-a obrigado a abandonar sucessivamente as cidades e depois os campos, regressou ao céu.

Libra, ou balança, símbolo da equidade, representa a própria balança da Justiça, ou de Astreia.

Escorpião, o oitavo signo que por ordem de Diana, picou vivamente no calcanhar o orgulhoso Órion.

Sagitário
, metade homem, metade cavalo, empunhando um arco e atirando uma flecha é Quiron, o centauro, ou segundo outros, é Croco filho de Eufeme, ama das Musas. Seria um dos intrépidos caçadores do Parnaso. Depois de sua morte, a pedido das Musas, foi colocado entre os astros.

Capricórnio é a famosa cabra Amaltéia, que amamentou a Júpiter. Esta colocada entre os astros com os seus dois cabritos.

Aquário
é Ganimedes, arrebatado ao céu por Júpiter; outros, porem, dizem que é Aristeu, filho de Apolo e de Cirene, pai de Acteon, devorado pelos seus cães.

Peixes, que formam o duodécimo signo do Zodíaco, são os que trouxeram no seu dorso Vênus e o Amor. Fugindo à perseguição do gigante Tífon, ou Tifoe, Vênus, acompanhada por seu filho Cupido, foi transportada para alem do Eufrates por dois peixes que, por esse motivo, foram colocados no céu. Diz-se também que essa constelação representa os delfins que conduziam Anfitrite a Netuno; este, reconhecido, obteve de Júpiter um lugar para eles no Zodíaco.

O Zodíaco (do grego Zódion, pequeno animal) é o espaço do céu que o sol parece percorrer durante o ano. É dividido em doze partes, onde estão as doze constelações que se chamam os signos do Zodíaco.