sábado, 30 de abril de 2011

TOURO continuação III


Conta a fábula que esses dois heróis, tendo descido aos infernos, e fatigados de longa viagem que tinham feito, sentaram-se em uma pedra onde ficaram presos, sem que conseguissem levantar-se. Hercules obteve de Plutão a liberdade de Teseu.

Em regresso a Atenas, encontrou seus súditos revoltados contra ele. Indignado, transportou a família para a Ilha de Eubélia, atirou maldiçoes sobre Atenas, e retirou-se à Ilha de Ciros, para aí acabar os seus dias na paz da vida privada. Mas Licomedes, rei de Ciros, ciumento da sua reputação, ou excitado por seus inimigos, precipitou-o do alto de um rochedo, sob pretexto de lhe mostrar o campo.

Teseu teve três mulheres: Antíope, mãe de Hipólito: Ariadne, filha de Minos, de quem teve Enópion e Estáfilo; e Fedra, que deixou um filho chamado Demofoonte.

Os atenienses, muitos séculos mais tarde, procuraram reparar a sua ingratidão para com Teseu. Por conselho do oráculo de Apolo, foram procurar as suas cinzas em Ciros, levaram-nas solenemente para Atenas e colocaram-nas em um soberbo túmulo no centro da cidade. Depois, ergueram-lhe um templo, onde recebeu sacrifícios.